quarta-feira, 24 de junho de 2009

Como tudo começou...

O ano lectivo na Guiné-Bissau foi atribulado. Entre assassinatos de personalidades políticas e greves sistemáticas de professores (que reivindicavam 5 salários em atraso), as salas de aula encontravam-se vazias e pelos pátios do liceus poucos alunos perseverantes procuravam um sinal de mudança.


Num cenário tão desolador, as Oficinas em Língua Portuguesa (OfLP) mantiveram-se em funcionamento o ano todo, oferecendo actividades diversificadas (cursos de português, matemática, informática, ciências experimentais, etc.) a todos os interessados.


Foi assim que, na OfLP do Liceu Samora Moisés Machel, nasceu o atelier "Reciclar com arte".



Orientados por uma professora do PASEG (Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau), cerca de 12 jovens guineenses começaram a dar os seus primeiros passos na reutilização de materiais e descobriram que aquilo a que chamamos de lixo pode ser, afinal de contas, matéria-prima para novos objectos.


Com os materiais criados ao longo de 2 meses, os alunos desfilaram e encantaram no III Sarau PASEG... e venderam algumas das peças realizadas!

Foi assim que surgiu a ideia de continuar a produzir algumas destas peças e tentar vendê-las através deste blog, de forma a proporcionar a estes jovens uma forma de rendimento que lhes permita contrariar a elevadíssima taxa de desemprego do 3º país mais pobre do mundo.

Todas as receitas revertem para os autores das peças que iremos apresentando, ao longo do tempo, neste blog.

Ah, e também aceitamos encomendas de peças que lhe agradem :)

1 comentário:

  1. Grande ideia!

    Sabes que sou fã incondicional. Contribuirei com todo o lixo que possa e quero umas peças que andam a ser feitas. A 1ª compra já está e tou muito satisfeita :-).

    Beijinhos e bom trabalho para todos.

    ResponderEliminar